Políticos ainda não perceberam os votos que poderiam ganhar incentivando energias alternativas

Muitas pessoas ainda não perceberam a economia que poderiam fazer na conta de energia elétrica. Além de apagar luzes ou trocar equipamentos , existem outras possibilidades ao alcance de todos.

Uma é a autoprodução de eletricidade com placas fotovoltaicas, que trata-se de um investimento que pode ser pago em períodos curtos com a economia na conta de eletricidade,  de sete a oito anos . Isso é muito menos do que a vida útil dos equipamentos, de 15 a 25 anos, dependendo do tipo e do uso adequado.

Com a autoproducão de eletricidade por painéis fotovoltaicos, temos a possibilidade legal de vender o excedente para a distribuidora de eletricidade. A economia, dependendo da instalação, pode ser de quase 100% da conta.

E os políticos? Por que deveriam estar mais interessados na energia solar?

Existem municípios que fazem isso. Belo Horizonte é hoje a capital da energia solar. Outros têm adotado legislações similares, mas ainda faltam muitos. Milhares de cidades brasileiras precisam de legislações adequadas que promovam a energia solar.

E há ainda vantagens para os operadores do sistema. Todos conhecemos ou sofremos com a perda de algum equipamento elétrico por picos de potência em certas horas do dia nas nossas residências. Em muitos casos, isso acontece pelo uso do malfadado chuveiro elétrico.

Consumidores, produtores e distribuidores de energia elétrica e os políticos obteriam benefícios com a maior difusão das tecnologias solares em residências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *