Santander abre linha de crédito para equipamentos de energia solar

A geração solar de energia no Brasil deve ganhar um reforço depois de o banco Santander anunciar no dia 29/8, uma linha de crédito especial para financiar a compra de equipamentos fotovoltaicos. Os financiamentos poderão ser obtidos com juros mínimos de 0,99% ao mês – no caso de parcelamentos em até 36 vezes.

Outra facilidade da nova linha,  é que agora os financiamentos para os sistema fotovoltaicos poderão ser contratados nas próprias agências do banco“Ampliamos a abordagem deste produto, que antes era oferecido apenas pela nossa financeira, ou por intermédio dos fabricantes e instaladores dos equipamentos”, diz o superintendente executivo de segmentos do Santander Brasil, Geraldo Rodrigues Neto.

O contratante terá também a possibilidade de oferecer algum investimento seu como garantia adicional para o empréstimo. Nesse caso, os juros caem para 0,97% ao mês, com prazo limite de 60 meses.

Apesar de representar pouco mais de 1% da matriz energética brasileira, a geração de eletricidade a partir da energia solar é a modalidade que mais cresce no Brasil. Em boletim divulgado neste mês pelo Ministério de Minas e Energia, foi divulgada uma alta anual de 577% na capacidade instalada em sistemas fotovoltaicos, que é de 1,6 GW.

A fonte eólica, que cresceu 20,7% na mesma comparação, responde por 12,9 GW, ou 8,1% de toda geração de energia do país.

O que impulsiona esse crescimento é a modalidade de geração distribuída – em que os próprios consumidores instalam seus equipamentos geradores para obter eletricidade a partir da irradiação solar. Além do fator sustentável, tornam esses equipamentos atrativos a possibilidade de receber créditos pelo excedente gerado – para isso é preciso estar conectado à rede elétrica local.

Fonte: Época Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *